SEP: saiba tudo sobre o trabalho em Sistema Elétrico de Potência

 

SEP: saiba tudo sobre o trabalho em Sistema Elétrico de Potência

 

Existem treinamentos específicos para os profissionais que precisam trabalhar com sistemas elétricos de potência. Ou seja: centrais elétricas, subestações de transformação e interligação, além de linhas e receptores ligados eletricamente.

MTX-BLOG-SEP-1 SEP: saiba tudo sobre o trabalho em Sistema Elétrico de PotênciaConforme já mencionamos em nosso blog, os treinamentos de NR 10 são um dos mais populares da MTX Treinamentos. É obrigatório para os profissionais da área elétrica, pois visa garantir a segurança no ambiente de trabalho. No entanto, além dele, os trabalhadores envolvidos em serviços de alta tensão e suas proximidades devem realizar o curso de Sistema elétrico de potência – SEP.   

Na área elétrica o SEP é bem popular. De modo geral, pode ser definido como o conjunto das instalações e equipamentos relacionados a geração, transmissão e a distribuição de energia elétrica.   

Portanto, como trata de sistemas de energia, são regidos pela norma regulamentadora 10. Afinal, a atividade precisa envolver trabalhadores altamente capacitados para a função. Sendo assim, vamos entender um pouco mais sobre o SEP? Acompanhe:    

O que é o Sistema Elétrico de Potência – SEP? 

O SEP é o conjunto de instalações e equipamentos relacionados à geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Dada a sua importância, está sujeito à Norma Regulamentadora 10, que visa garantir a segurança dos trabalhadores e usuários, bem como a integridade do próprio sistema. Assim, a NR 10 estabelece requisitos rigorosos e exige que os profissionais sejam altamente capacitados. 

O que diz a NR 10 sobre o Sistema elétrico de potência – SEP  

É fato: a energia elétrica é de grande importância, visto a sua alta necessidade para atendimento de indústrias, residências e comércios, por exemplo. Sendo assim, o SEP é como um grande sistema de energia que precisa gerar, transmitir e distribuir a eletricidade de maneira eficiente. 

Não é à toa que a NR 10 existe para regulamentar as empresas – e seus profissionais – nesta cadeia de serviços elétricos de ponta a ponta. Acima de tudo, com o objetivo de garantir a segurança dos trabalhadores e usuários, além da integridade do próprio sistema. Dessa forma, ela estabelece os requisitos e exige qualificação e atualizações constantes. 

A NR 10 diz que os trabalhadores envolvidos em serviços de alta tensão (AT) e suas proximidades devem receber o treinamento específico em SEP. Além disso, estabelece que a carga horária mínima seja de 40 horas. 

Ainda de acordo com a norma, os trabalhos que interajam com o SEP não podem ser realizados individualmente. Bem como, devem ser efetuados apenas mediante: 

  • Ordens de serviço específica com data e local, assinado pelo superior responsável; 
  • Análise prévia das condições de trabalho pelo superior imediato e responsável pela execução; 
  • Planejamento detalhado dos procedimentos assinados pelo profissional autorizado. 

Além de várias outras etapas e requisitos. Sendo assim, todos devem ser cumpridos e são importantíssimos para garantir a segurança dos profissionais. 

MODELO-BANER SEP: saiba tudo sobre o trabalho em Sistema Elétrico de Potência

A complexidade do Sistema Elétrico de Potência    

Um parágrafo não é suficiente para descrever a complexidade do SEP. Trabalhar com esse sistema requer muito estudo e compreensão das diversas atividades envolvidas. 

Essas atividades incluem construção e manutenção da infraestrutura, manutenção de equipamentos de geração de energia, operação de máquinas e sistemas, medição dos índices de energia e até atividades no entorno, como poda de árvores e desmatamento em áreas de faixas de servidão. 

A capacitação dos profissionais nessas atividades, seguindo as diretrizes da NR 10, é de extrema importância para prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.    

Para operar com o sistema elétrico de potência e sua capacitação, é preciso entender que ele envolve, por exemplo:   

  • Construção e manutenção da infraestrutura;   
  • Manutenção de equipamentos de geração de energia;   
  • Linhas de transmissão;   
  • Operação tanto dos maquinários quanto dos sistemas;   
  • Medição dos índices de energia.   

Quais as etapas do Sistema elétrico de potência?  

De modo geral, as funções do SEP são de atender a energia elétrica aos consumidores garantindo que seja entregue com os padrões de qualidade estabelecidos.    

Para compreender o sistema e, consequentemente, a cadeia de serviços profissionais e normas – principalmente em relação à NR 10 – que giram em torno dele é preciso conhecer as etapas do SEP. Elas são as seguintes:   

  • Geração: nesta primeira fase é realizada a conversão da energia vindo de uma fonte elétrica primária. Como por exemplo: petróleo, gás natural, energia potencial hidráulica e etc.   
  • Transmissão: aqui é realizado o transporte de grandes blocos de energia a longas distâncias. Isto é, desde a geração até os centros de consumo. A transmissão tem altos níveis de tensão e é realizada por torres e cabos elétricos de grandes capacidades.   
  • Distribuição: por fim, é feita a entrega da energia para os consumidores. Tem um nível de tensão mais baixo, através de linhas com menor capacidade, as chamadas alimentadoras.   

Curiosidade: No Brasil, 80% da geração de energia elétrica provém de hidrelétricas. 

Trabalhadores no SEP: condições de trabalho e qualificação   

Por se tratar de um sistema de alta periculosidade como elenca a NR 10, precisamos falar também sobre os trabalhadores que atuam com o SEP. Nesse sentido, a empresa tem a obrigação de fornecer equipamento de proteção individual (EPIs). Além de vestimentas adequadas a condições extremas, como por exemplo: inflamabilidade e condutividade. 

A NR 10 determina que é de responsabilidade do empregador garantir a qualificação dos trabalhadores. Nessa questão ela é bem clara: todo funcionário que lidar em algum ponto com o sistema, com tensões acima de 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contínua entre fases ou entre fase terra, deve realizar o curso com as especificações do Anexo II da NR 10. 

Aliás, outra exigência é que além dos cursos básico e complementar, os trabalhadores devem passar por reciclagens bienalmente. Dessa forma, a atualização dos procedimentos e normas de segurança é garantida. Lembre-se: a qualificação dos profissionais não é apenas importante para a empresa, mas sim obrigatória.   

Treinamento de NR 10 – Sistema elétrico de potência    

O item II do anexo III da NR 10 traz as especificações do treinamento de SEP. Antes de mais nada, para que este curso possa ser realizado, o trabalhador precisa, obrigatoriamente, ter aproveitamento satisfatório no curso básico da norma regulamentadora 10.   

Além disso, o anexo traz alguns tópicos das programações mínimas que o treinamento deve ter, e eles precisam ser desenvolvidos especificamente para condições de trabalho. Ou seja, dependendo do seu ramo, nível de tensão e etc.    

Alguns dos seus itens são, por exemplo:   

  • Organização do sistema elétrico de potência;   
  • Riscos típicos no SEP e sua prevenção;   
  • Acidentes típicos – análise, discussão e medidas de proteção;   
  • Técnicas de trabalho sob tensão;   
  • Posturas e vestuários de trabalho.   

Aqui na MTX Treinamentos, nosso treinamento de SEP conta com 6 módulos, completamente digitais e interativos. Além disso, os conteúdos são aprofundados em assuntos relevantes e com foco no sistema. Bem como estão em total conformidade com a NR 1 para treinamentos EaD e semipresenciais.     

Comece a oferecer os treinamentos exigidos pela NR 10 agora mesmo! 

Após a leitura deste artigo, fica evidente a importância do Sistema Elétrico de Potência – SEP e da NR 10 para garantir a segurança no ambiente de trabalho. Todos os trabalhadores envolvidos com serviços de eletricidade e suas proximidades devem realizar o treinamento de NR 10, e aqueles que têm contato com atividades de alta tensão devem fazer também o curso complementar de SEP. 

Relacionados a este assunto, a MTX Treinamentos oferece os seguintes treinamentos:  

  • NR 10 – básico e reciclagem  
  • Treinamento NR 10 SEP – básico e reciclagem  

Nosso catálogo de treinamentos é robusto, com mais de 100 cursos e simuladores em total conformidade com a NR 1. Além disso, nossa plataforma é personalizável, dinâmica e interativa, com uma área de gestão completa para acompanhamento de dados das capacitações.    

Engenheira SEP: saiba tudo sobre o trabalho em Sistema Elétrico de Potência

Receba os melhores conteúdos de SST no seu e-mail.

Assine nossa lista de e-mails e receba gratuitamente conteúdos ricos de SST.

    Por quê?

    Confio na MTX Treinamentos por acreditar que a Segurança do Trabalho precisa se renovar diariamente sem esquecer a qualidade, e é perceptível que a equipe da MTX se empenha em levar o melhor através das suas soluções.

    Aline Gusmão

    Coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalho

    Os treinamentos da MTX estão fazendo a diferença aqui na empresa. No início todo mundo estranhou, mas com o tempo percebemos os ganhos. Nossos colaboradores estão cada vez mais animados com os treinamentos EaD da MTX.

    Sidney Augusto

    Engenheiro de Segurança

    As soluções da MTX atuam de modo que todas as pessoas envolvidas com SST possam abordar de forma mais ampla a importância da Segurança dentro do ambiente de trabalho e também fora dele. Estamos tendo ganhos significativos com os treinamentos da MTX

    Maria das Graças

    Técnica de Segurança do Trabalho

    Conteúdos Relacionados pra você explorar: