Qual o papel das empresas na conscientização e prevenção a doenças e acidentes de trabalho?


Para manter a saúde e segurança dos trabalhadores, é preciso investir constantemente na conscientização e prevenção. E você pode ajudar seus colaboradores com essas dicas!

MTX-BLOG-empresas-na-conscientizacao-e-prevencao-a-doencas-e-acidentes-de-trabalho Qual o papel das empresas na conscientização e prevenção a doenças e acidentes de trabalho?Não importa o quanto a tecnologia avance: o capital humano (ou seja, as pessoas) continua sendo o recurso mais importante das empresas. Portanto, toda organização deve prezar pela saúde, segurança e bem-estar de seus colaboradores, de forma que tenha um papel ativo na conscientização e prevenção a doenças e acidentes de trabalho.

Afinal de contas, quando os colaboradores estão sãos e seguros, produzem mais e melhor. É assim que as empresas crescem: com profissionais bem qualificados, preparados e capazes de exercer suas funções. Além disso, é importante ter em mente que o papel das empresas vai, inclusive, além das capacitações obrigatórias.

A conscientização e prevenção a doenças e acidentes de trabalho deve ir além das normas trabalhistas e ser vista como prioridade pelo setor de SST. Por isso, separamos algumas dicas para que você ajude seus colaboradores a desempenhar o papel da melhor forma possível.

Ferramentas para conscientizar os colaboradores sobre as doenças e acidentes de trabalho mais comuns

principal papel da empresa na conscientização e prevenção de doenças e acidentes de trabalho é oferecer informação e fazer com que ela chegue até os colaboradores. Abaixo separamos as ferramentas que você pode sugerir aos seus colaboradores – ou oferecer como serviços:

1 – Palestras, seminários ou webinars

Com essa ferramenta a ideia é disponibilizar um especialista para que ele possa informar e tirar dúvidas dos colaboradores sobre saúde ocupacional, especialmente sobre as doenças e acidentes de trabalho. Outro ponto é que essas atividades não precisam ser longas – pois sabemos como as pessoas se distraem facilmente.

Assim, a ideia é promover eventos que sejam objetivos e curtos – mais ou menos 30 minutos. Dessa forma, reforçando as boas práticas da saúde e segurança ocupacional na empresa de maneira eficiente.

2 – Campanhas via e-mail ou intranet (rede social interna)

Sejam por e-mail, intranet ou uma rede social, deve-se usar e abusar das formas de comunicação interna para alcançar os colaboradores. Estude o perfil do público interno e descubra quais os melhores formatos para se comunicar com eles. E faça isso de forma recorrente.

Entre as opções de materiais, estão: panfletos virtuais, imagens, textos curtos, vídeos (que podem ser feitos com a ajuda dos próprios colaboradores), cartilhas e checklists com as boas práticas.

3 – Quadros de avisos

Tanto os virtuais quanto os quadros físicos podem ser grandes aliados. Especialmente se existe alguma situação de risco acontecendo na empresa e seu cliente quer reforçar as boas práticas que apresentou em um webinar ou treinamento, por exemplo.

Pode até parecer óbvio, mas as vezes estamos tão concentrados em resolver um problema que acabamos deixando de ver essas soluções simples. O quadro de avisos costuma ser eficaz especialmente para as operações físicas, onde os colaboradores passam por ele pelo menos uma vez por dia.

4 – Rádios e TVs internas

Seu cliente possui uma rádio interna? Uma TV? Os colaboradores têm acesso a essas ferramentas em momentos de descanso ou mesmo durante o expediente? Então não deixe de usá-las a seu favor. Durante a pandemia de COVID-19, por exemplo, elas podem ser usadas para lembrar os trabalhadores, com frequência, que lavem as mãos com água e sabão, confiram se estão usando a máscara corretamente e fazendo o distanciamento necessário.

5 – Treinamentos recorrentes

A informação é sempre a melhor arma para conscientizar e prevenir doenças e acidentes de trabalho. Portanto, é indispensável que os colaboradores estejam em dia com os treinamentos obrigatórios.

Você também pode oferecer ao seu cliente capacitações que podem não ser obrigatórias, mas que farão uma grande diferença para o bem-estar dos colaboradores, como a de boas práticas com a COVID-19.

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O bem-estar dos colaboradores

Como mencionamos acima, cuidar da saúde e segurança ocupacional vai além de oferecer os treinamentos obrigatórios. É preciso manter mente e corpo são. Para isso, o ambiente de trabalho precisa ser propício e confortável para os colaboradores, tanto física como emocional e psicologicamente falando. Portanto, separamos mais 3 dicas:

1 – Ambientes de trabalho saudáveis

A empresa respeita a diversidade e promove ambientes onde o respeito é primordial? Pois esses são dois pilares essenciais para garantir o bem-estar dos colaboradores nas organizações.

Outro ponto importante de avaliar é se a empresa oferece um refeitório ou copa onde os colaboradores podem fazer uma pausa; se o ambiente é limpo e arejado e os móveis confortáveis, de maneira a não causar dores de forma recorrente ou permanente.

2 – Ginástica laboral

Não importa a área de atuação: a ginástica laboral é uma grande aliada para evitar doenças ocupacionais. Especialmente aquelas como LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), que em alguns casos podem afastar os profissionais de seus postos de trabalho por tempo indeterminado.

3 – Pensar na saúde mental

Por fim, mas não menos importante, prestar atenção na saúde mental dos colaboradores. Depressão, ansiedade e síndromes como a de Burnout estão cada vez mais comuns em ambientes corporativos.

Por isso, é essencial que seu cliente promova um ambiente de trabalho onde o colaborador se sinta livre para falar quando não se sente bem e o que precisa da organização para que possa seguir desempenhando suas funções de maneira saudável e gerando resultado.

Como você pode ajudar seu cliente a conscientizar e evitar doenças e acidentes do trabalho

Como um consultor ou prestador de serviço SST é muito fácil acreditar que seu papel se limita a entregar apenas o que o seu cliente pede. Mas a verdade é que se antecipar as necessidades do cliente e encontrar soluções para problemas que – talvez – ele ainda nem saiba que tem, vai te ajudar a se aproximar do cliente e até mesmo fidelizá-lo.

Por isso, pergunte-se o tipo de parceria que tem desenvolvido com o seu cliente e se você está realmente preparado para ajudá-lo com todas as demandas de saúde e segurança do trabalho que ele possa ter.

E, claro, não deixe de oferecer o básico quando se fala em conscientização e prevenção de doenças e acidentes de trabalho: treinamentos normativos de qualidade.

A MTX Treinamentos é uma das primeiras e únicas soluções educacionais focada em SST do Brasil a trabalhar em conformidade com a NR 1. Ao se tornar um parceiro, você consegue oferecer aos seus colaboradores um catálogo com mais de 80 treinamentos normativos, apoio pedagógico especializados e uma plataforma de gestão robusta, que ajuda a automatizar o seu dia a dia e repassar informações essenciais para a tomada de decisão do cliente.

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    Por quê?

    A gestão de treinamentos de SST não é tarefa fácil, demanda por pessoas capacitadas para o gerenciamento. Como a plataforma AVA da MTX, que além de disponibilizar treinamentos EaD, também realiza a gestão dos mesmos, foi possível economizar tempo, capital humano e financeiro para uma gestão efetiva dos treinamentos de SST em nossas unidades.

    Eva Fidalgo

    Gerente de Recursos Humanos

    Aqui na empresa, a equipe de recursos humanos é a responsável pelos treinamentos de todos os funcionários. Houve uma certa resistência no início, fizemos uma grande campanha interna para a implementação dos treinamentos EaD. Os resultados foram superiores aos esperados, os setores estão se adaptando muito rápido com os treinamentos de acesso fácil e linguagem simples.

    Claudete Maia

    Supervisora de Gente e Gestão

    Fechamos a implementação da plataforma no início do ano, de lá pra cá, temos conquistado cada vez mais o nosso colaborador. A equipe de SSMA foi a responsável pela implementação dos treinamentos, seguindo um cronograma em conjunto com a equipe da MTX treinamentos, que tem nos auxiliado em todas as fases do projeto aqui na fábrica.

    Rosemary Fidelis

    Coordenadora de Recursos Humanos

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