Entenda qual a diferença entre risco e perigo

 

Entenda qual a diferença entre risco e perigo

 

Quanto maior for a exposição a situações perigosas, maior será o risco. Por isso é indispensável entender a diferença entre um e outro, pois só assim os profissionais conseguirão identificá-los e se proteger corretamente.
MTX-Treinamentos-Entenda-qual-a-diferenca-entre-risco-e-perigo Entenda qual a diferença entre risco e perigoPodem até parecer termos sinônimos, no entanto existe diferença entre risco e perigo, você sabe qual é? Afinal, entender qual o verdadeiro significado dos conceitos vai ajudar na prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.     

Os números de acidentes e doenças de trabalho são alarmantes ano após ano. De 2012 a 2021 foram registrados 22.954 mortes relacionadas ao trabalho. Então, saber a diferença entre risco e perigo contribui na rápida identificação e prevenção imediata de incidentes. 

Sendo assim, escrevemos este artigo para que você compreenda de uma vez por todas qual a diferença desses conceitos e o quanto eles impactam a sua empresa. 

Qual a diferença entre risco e perigo?

Antes de mais nada, vamos entender o significado de cada um desses conceitos para entender a diferença entre risco e perigo. Em resumo, são:

  • Perigo: algo que pode causar danos;
  • Risco: o grau de probabilidade de que o dano seja causado.

Mas o que isso quer dizer? Bom, o perigo é iminente em alguns locais de trabalho, pode estar envolvido em materiais, condições ou mesmo situações perigosas. Como, por exemplo:

  • Máquinas e equipamentos: com defeito, impróprias para uso, o uso incorreto, armazenamento em local inadequado, etc.
  • Ambientes de trabalho: locais muito quentes ou muito frios, sujos, com muito ruído, etc.
  • Produtos e substâncias: tóxicos como solventes, metais, gases e etc.
  • Sistema de trabalho: desorganização, falta de cultura organizacional, etc;
  • Trabalhadores: falta de treinamento, assédio moral, jornada de trabalho excessiva, etc.

Enquanto o risco é a combinação da probabilidade de acidentes ou exposições perigosas no ambiente de trabalho. Além disso, ele é definido conforme a frequência na qual a pessoa fica exposta a uma fonte de perigo, por exemplo. 

Em outras palavras, quanto maior for a exposição a situações perigosas, maior será o risco

Exemplos sobre a diferença entre risco e perigo

Nada melhor para aprender do que imaginar ou presenciar uma cena real, né? Então, imagine que um trabalhador da área rural esteja constantemente exposto ao uso de agrotóxicos.

Como isso faz parte da rotina do trabalhador, ele está exposto a um risco químico no ambiente de trabalho, um fator iminente. Nesse sentido, se ele não tiver o comportamento correto para lidar com essa situação estará exposto a perigos, pois pode ter efeitos sobre sua saúde como irritação na pele, alergia, dificuldades para respirar, náuseas e etc. 

E para lidar com o perigo, e evitar prejudicar sua saúde, o trabalhador deve, por exemplo: armazenar o agrotóxico em sua embalagem original, evitar aplicar o produto com ventos fortes, usar EPIs, etc. 

Sendo assim, a principal diferença entre risco e perigo é que o primeiro se refere a exposição, enquanto o segundo a fonte geradora. 

MTX-Treinamentos-Capa-3-Treinamentos-Proprios-ou-de-Prateleira Entenda qual a diferença entre risco e perigo

Como minimizar os riscos e perigos no ambiente de trabalho?

Bom, agora que você já sabe a diferença entre risco e perigo no ambiente de trabalho, vamos entender quais são as medidas de prevenção. Afinal de contas, existem os riscos:

  • Físicos;
  • Químicos;
  • Biológicos;
  • Acidentes/mecânicos;
  • Ergonômicos.

E se tratando da minimização ou mitigação dos riscos, existem uma série de medidas e técnicas para evitar acidentes e doenças de trabalho.

Já ouviu falar no Gerenciamento de Riscos? Essa ferramenta envolve políticas administrativas, procedimento e práticas para minimização desses fatores, com as seguintes etapas:

  1. Identificação dos perigos: verifica as fontes de perigo que podem causar danos a saúde de pessoas e do meio ambiente;
  2. Identificação dos riscos: é identificado a probabilidade dos perigos acontecerem;
  3. Avaliação dos riscos: se estima, classifica e dimensiona a exposição dos trabalhadores aos fatores de risco;
  4. Controle e prevenção: após a avaliação dos riscos, aplicam-se medidas de controle e prevenção;
  5. Monitoramento e reavaliação: por fim, todas as medidas de controle e prevenção devem ser monitoradas e ter sua eficácia avaliada. 

Além disso, a higiene ocupacional também estuda as formas de gerenciamento dos riscos ocupacionais. 

Conscientizar sobre os riscos e perigos é uma forma de prevenção eficaz

Percebeu como a diferença entre risco e perigo impacta diretamente um ambiente de trabalho? Entender o significado desses conceitos é extremamente importante para evitar acidentes e doenças ocupacionais, além de preservar a vida dos seus trabalhadores.

Por isso, não basta você ter o conhecimento, deve repassar aos profissionais. Afinal de contas, são eles que estão constantemente expostos aos riscos e perigos em suas rotinas. Aqui na MTX Treinamentos, nós levamos a sério a transformação da área de saúde e segurança do trabalho.

Em outras palavras, acreditamos que a aprendizagem de qualidade é capaz de salvar vidas. Sendo assim, investimos mais de 4 milhões de reais em um catálogo de treinamentos robusto e em total conformidade com a NR 1. 

As tecnologias educacionais são o apoio para elevar o nível de conhecimento dos colaboradores. Além disso, falando em diferença entre risco e perigo, nós possuímos um simulador de APR (Análise Preliminar de Riscos), com ele seu trabalhador aprende na prática a forma correta de analisar riscos no ambiente de trabalho.

Engenheira Entenda qual a diferença entre risco e perigo

Receba os melhores conteúdos de SST no seu e-mail.

Assine nossa lista de e-mails e receba gratuitamente conteúdos ricos de SST.

    Por quê?

    A MTX Treinamentos é uma grande parceira, o suporte nos ajuda muito quando solicitamos algum serviço deles. A equipe de atendimento sempre nos atende com muita presteza e eficiência. A MTX não entrega somente soluções inovadoras, entrega, também, um serviço de qualidade que vai além da plataforma e dos treinamentos online e presenciais disponíveis no catálogo.

    Liliane Vieira

    Gestora de Gente e Gestão

    A MTX Treinamentos é especialista em saúde e segurança do trabalho, o que nos deu maior confiança em acreditar nos serviços prestados pela empresa. Não basta cumprir a legislação, entendo que é necessário ter qualidade e conteúdo de verdade nos treinamentos, o que podemos destacar é que a MTX Treinamentos entrega com sabedoria o que propõe e no que se dispõe a entregar.

    Mário Cerqueira

    Diretor de Operações

    Estamos satisfeitos com a qualidade dos materiais de apoio, dos instrutores altamente qualificados e dispostos a ensinar com afinco. Os conteúdos programáticos são muito bem elaborados, os treinamentos são realizados como muita qualidade e engajamento. Não só recomendo a MTX Treinamentos, como sou aluno e faço questão de compartilhar no Linkedin e nas minhas demais redes sociais.

    Patrícia Alves

    Técnica de Segurança do Trabalho

    Conteúdos Relacionados pra você explorar: