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Aqui você encontra todos os recursos necessários para aproveitar ao máximo sua experiência do aprendizado online.
Abaixo, explicamos como acessar e utilizar a plataforma de maneira simples e rápida.
Aqui você encontra todos os recursos necessários para aproveitar ao máximo sua experiência do aprendizado online.
Abaixo, explicamos como acessar e utilizar a plataforma de maneira simples e rápida.
A visualização de informações em dashboards é realizada através de uma combinação de gráficos, tabelas, números (indicadores) e outros elementos visuais, cada um oferecendo uma maneira única de apresentar e interpretar dados.
A escolha de como exibir as informações depende do tipo de dado, do objetivo da análise e da preferência do usuário.
A ferramenta Dashboard tem o propósito de visualização de dados, onde permite que os usuários possam ver e analisar diferentes fontes de dados em um único local, apresentando informações complexas de forma simples e acessível.
Para acessar os Dashboards, basta acessar o menu de “Administração” e selecionar a opção “DashBoards”.
Lembrando que ela fica disponível logo após acessar a plataforma.
O campo de filtro é uma funcionalidade extremamente útil que permite aos usuários refinar e segmentar os dados apresentados, facilitando a busca por informações específicas de forma mais rápida e precisa.
Os cargos são importantes para a organização dos alunos, permitindo a filtragem de relatórios, configuração das trilhas de aprendizagem, permitindo filtragem de alunos correspondentes ao seu cargo.
Para criar umo novo cargo, basta ir no menu “Administração” > “Cargos” e clicar em “Novo Cargo“.
Por fim, clique em “GRAVAR” para finalizar.
Depois de criar o cargo, será necessário atribuí-lo para as pessoas que pertecem a ele.
Para isso, será necessário ir no menu “Administração” > “Usuários”, selecionar a pessoa que deseja e em “Cargo” selecionar o que criou.
Após isso, será necessário clicar em “GRAVAR” para finalizar.
Como criar Setores
O Setor desempenha um papel crucial na organização dos alunos, permitindo uma filtragem por setores nos relatórios.
Para criar um novo setor, acesse o menu “Administração” > “Setores”, clique em ‘Novo Setor’ e adicione o nome do setor que deseja. Após isso, vincule uma unidade e finalize clicando em “GRAVAR”.
Depois de criar um setor, será necessário atribuí-lo às pessoas que o pertecem. Para isso, será necessário ir no menu “Administração” > “Usuários”.
Selecione a pessoa que deseja e em “Setor” selecione o que criou. Após isso, será necessário clicar em “GRAVAR” para finalizar.
Usuário é uma pessoa cadastrada no sistema para ter acesso à plataforma. Dependendo das permissões atribuídas, esse usuário além de ser aluno, poderá realizar diversas ações no sistema, como cadastrar usuários, matricular alunos e alterar/configurar ferramentas e recursos da plataforma.
Para cadastrar um usuário, acesse o menu “Administração” e selecione “Usuários”. Ao clicar em usuários, você será direcionado para uma tela onde poderá visualizar todos os usuários.
Então, clique no botão “Nova Pessoa”, localizado no canto superior direito.
Ao clicar em “Nova Pessoa”, você será direcionado a uma nova tela onde deve informar os principais campos para criar um perfil. Após preencher todas as informações, clique em “Gravar”.
A T E N Ç Ã O ⚠️
Tenha cuidado: caso clique em “Novo”, todas as informações preenchidas serão apagadas, e os campos serão limpos.
Após preencher todas as informações, você deve clicar em “GRAVAR”.
Os papeis servem para classificar um usuário e determinar como ele será reconhecido no sistema, permitindo sua utilização em diversas áreas da plataforma.
Observe que é um campo obrigatório. Seguem abaixo os papeis disponíveis:
Para inativar um usuário, acesse o menu “Administração” e selecione “Usuários”. Nesta aba, você pode realizar a inativação de duas maneiras.
A lista de todos os usuários do sistema será exibida; basta pesquisar pelo usuário desejado e clicar na opção de ativo. Se a opção estiver selecionada, o usuário estará ativo no sistema
Caso contrário, o usuário estará inativo. A segunda maneira é editar o usuário e alterar a opção ‘Cadastro Ativo’ de ‘SIM’ para ‘NÃO’.
ATENÇÃO ⚠️
Outra forma de inativação seria através do botão número de dias para inativar cadastro!
Observe que você deve colocar quantos dias, após os dados mencionados, que este usuário NÃO acessará mais o sistema. Muita atenção ao configurar essas informações, e recomendamos que não faça a utilização dessa função em seu próprio cadastro.
Se o aluno estiver matriculado, será impossível acessar o ambiente de aprendizagem e você deverá ativá-lo novamente.
ATENÇÃO ⚠️
Lembrando que só é possível inativar um usuário, e não excluir, pois assim teremos histórico do seu período ativo.
Para editar um usuário, basta localizá-lo e clicar no seu cadastro ou no botão de lupa na aba de opções. Ao clicar, você será redirecionado para a tela de cadastro com as informações do aluno.
ATENÇÃO ⚠️
Ao atualizar as informações do usuário, ele não será notificado sobre qualquer alteração em seu cadastro. Além disso, o aluno não consegue recuperar o login através da tela de login, apenas a senha.
Como colocar uma senha segura?
É que a senha recomendada tenha no mínimo 6 caracteres, incluindo pelo menos 1 letra secreta, 1 letra minúscula e 1 número.
Mudar Senha
Você pode realizar a troca de senha do aluno de duas maneiras, conforme ilustrado abaixo:
Gerar nova senha: Na listagem de usuários, você pode clicar no botão GERAR NOVA SENHA, escolher quem deseja e emitir uma senha elevada que será enviada por e-mail.
Cadastro do usuário: Ao acessar o cadastro do usuário, basta localizar o campo SENHA e trocar para qualquer, como “123” .
Adicione a mesma informação no campo Confirme a Senha . Após isto, clique em “GRAVAR”.
Fora da Plataforma: o usuário pode alterar sua senha for a da plataforma. Ele pode clicar no botão ‘Recuperar Acesso’ e seguir o passo a passo indicado pela plataforma.
Para matricular alunos, acesse “Aprendizagem” > “Turmas”, e selecione a turma desejada. Para matricular temos duas opções, clique sobre a turma e vá para a guia “Alunos“ no menu de configuração, ou vá na opção de “Atalho para matrícula” ao lado do nome da turma escolhida, simbolizado por um chapéu de formatura. Dentro dessas opções, você vai visualizar o campo de filtros.
Como filtrar alunos:
Após colocar o filtro, você pode clicar em “BUSCAR” e procurar os alunos filtrados.
ATENÇÃO ⚠️
Antes de realizar a matrícula dos alunos, é importante verificar a lista de alunos selecionados para garantir que estejam corretos.
Para realizar a matrícula você terá duas opções:
ATENÇÃO ⚠️
Ao matricular alunos em uma turma, todos seguirão as regras definidas para a turma, incluindo carga horária, método de aprovação, prazo de vencimento do certificado e do curso. Entretanto, se você desejar personalizar a experiência para alguns alunos, como conceder mais tempo para a conclusão do curso, basta criar uma turma com as configurações desejadas.
Para consultar os alunos matriculados, no mesmo campo que foi feito a matrícula, no painel lateral direito, você encontrará a seção “Pessoas Matriculadas“, juntamente com os filtros disponíveis abaixo.
Ao aplicar os filtros, você pode clicar no botão “Buscar”, localizado abaixo dos filtros.
Os relatórios têm a finalidade de fornecer consultas rápidas às informações da sua plataforma. Por meio de diversos relatórios disponíveis no sistema, é possível acompanhar o progresso e as matrículas dos alunos.
Por exemplo, se você deseja um relatório contendo todas as matrículas na plataforma, o relatório “Matrículas” disponível no menu “Relatórios”.
Após, selecione o relatório desejado na lista apresentada.
Simplesmente clique em qualquer um deles, aplique filtros se necessário, e escolha o formato de geração:
Depois disso, clique no botão “Gerar Relatório”.
Para visualizar os certificados emitidos pela plataforma, você deve acessar o menu de “Aprendizagem” e “Usuários Certificados”.
Ao acessar, você verá todos os certificados dos quais tem acesso. Para fazer uma busca específica, clique em “Busca Avançada”, no canto superior direito da tela.
Para baixar os certificados dos alunos que concluíram os cursos, selecione os desejados e clique em “Gerar Lote com certificados selecionados”.
Para facilitar a usabilidade do sistema, os campos de filtro te acompanham para buscas avançadas e simplórias.
Veja os filtros disponíveis:
A Fila de processos disponibiliza o status das solicitações feitas no sistema. Todas as ações realizadas no sistema que necessitam de processamento, ficam aguardando na filda de processos.
Existem dois campos para acessar a fila de processos, no menu “Administração” > “Fila de processos” ou clicando no ícone de sino localizado no canto superior direito da tela.
VISUALIZAÇÃO PELO SINO:
COMO VER DOCUMENTOS: assim que seu download tiver finalizado, você pode conferir sua fila avaliando item por item.
Observe como sistema mostra os arquivos gerados, e as explicações para possíveis cancelamentos.
Atente-se sempre aos status enviados pela plataforma.
O FAQ é um canal de atendimento com perguntas frequentes pré-cadastradas do sistema. Após criado, o FAQ estará disponível no perfil dos alunos.
Para criar um FAQ, vá para o menu “Administração” > “FAQ” e clique em “Nova Pergunta”.
Em seguida, escolha o curso para qual o FAQ será utilizado e adicione a pergunta. Após preencher os campos, você deve selecionar a opção de “Publicar” e clicar em “Gravar”.
Lembre-se que antes disso, temos que avaliar os papéis. Isso significa que para você receber as perguntas do FAQ e ser um ponto focal de ajuda aos seus alunos, você deve realizar os seguintes passos:
1. Acessar o menu de “Administração” e procurar pelo usuário que será responsável por ver e receber essas perguntas, coloque o papel dele como “Tutores”.
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