Saúde mental no trabalho: por que a SST precisa se preocupar com isso?

 

Saúde mental no trabalho: por que a SST precisa se preocupar com isso?

 

Grande parte dos trabalhadores brasileiros sobre com ansiedade, depressão e outros problemas psicológicos que podem comprometer suas atividades profissionais e até colocá-los em riscos de sofrer acidente do trabalho.
unnamed-file Saúde mental no trabalho: por que a SST precisa se preocupar com isso?Depressão, ansiedade, síndrome de burnout, síndrome de pânico, estresse ocupacional… Já faz tempo que não podemos mais considerar como doença ocupacional apenas aquelas que afetam a saúde física dos trabalhadores. É por isso que discutir a saúde mental no trabalho deve ser levado a sério.   

Afinal de contas, não são apenas as dores físicas que afetam o nosso desempenho. Tanto os riscos e perigos físicos quanto um ambiente de trabalho tóxico podem afetar a saúde das pessoas. E devem ser discutidos dentro das empresas, bem como possuir um plano para prevenção. 

Afinal de contas, quando a mente adoece, as pessoas não conseguem desempenhar suas funções como gostariam. O que acaba levando ao absenteísmo. Por isso, quando falamos em cuidar das pessoas, precisamos falar sobre cuidar de tudo: corpo e mente.  

O que é?  

A OMS (Organização Mundial da Saúde) definiu que saúde mental no trabalho é um estado de bem-estar onde a pessoa: 

  • Está ciente de suas próprias habilidades 
  • Pode enfrentar as tensões normais da vida 
  • Consegue trabalhar de forma produtiva e frutífera 
  • É capaz de contribuir com a comunidade 

Portanto, podemos entender a saúde mental no trabalho como uma mistura do estado mental e emocional no qual o trabalhador se encontra. Além disso, ela também é influenciada pela forma como a pessoa lida com situações desafiadoras e, caso tenha algum transtorno mental, pela forma como lida com ele. 

Sendo assim, também podemos afirmar que a saúde mental é influenciada por fatores: 

  • Externos: ambiente de trabalho, qualidade de comunicação e de vida, etc. 
  • Internos: distúrbios, inteligência emocional, etc.  

Exemplos de como a saúde mental pode influenciar o trabalho  

Certamente você já deve ter sentido dor de cabeça por causa de estresse, né? Ou dor de estômago por conta da ansiedade e nervosismo? Por isso, cuidar da nossa saúde mental é tão importante, uma vez que ela pode influenciar em todos os aspectos da nossa vida.  

Por isso, não é estranho que ela afete também o nosso trabalho. E aqui estão alguns exemplos de como a saúde mental pode influenciar o nosso trabalho: 

  • Aumento no número de absenteísmo e licenças; 
  • Perda de motivação e engajamento; 
  • Elevação nos diagnósticos de depressão, ansiedade, estresse e até mesmo burnout; 
  • Aumento de erros e hostilidade no ambiente de trabalho; 
  • Queda na produtividade (e, por consequência, no desempenho financeiro da empresa).  

Por que a saúde mental no trabalho é importante?  

Agora que você já viu os exemplos de como a saúde mental afeta o trabalho, é mais fácil responder essa pergunta, né? 

Pessoas com a mente adoecida pela depressão, ansiedade e estresse elevado, por exemplo, acabando produzindo menos e com pouca qualidade. Também estão mais suscetíveis a cometer erros, a se ausentar do posto de trabalho e ver seus relacionamentos interpessoais com os colegas e lideranças deteriorar. 

E mais: dados de um estudo da ISMA-BR (International Stress Management Association do Brasil), de 2019, mostram que essas situações não são alarmistas. Pelo contrário, são muito reais: 

  • 72% dos trabalhadores brasileiros sofrem com alguma sequela do estresse (dos quais 32% desenvolveram síndrome de burnout); 
  • 49% foram diagnosticados com depressão (com tendência de desenvolver a versão crônica da doença); 
  • 90% praticam presenteísmo, que é quando a pessoa está presente fisicamente, mas os pensamentos distantes. 

E para finalizar: dados da OMS indicam que transtornos mentais e comportamentais são dois dos fatores que mais influenciam em perdas de dias de trabalho. Segundo a organização, os casos mais leves costumam somar 4 dias no ano. Já os mais graves, 200.  

Como a saúde mental influência na segurança  

Uma das primeiras coisas que se aprende nos treinamentos normativos é como é preciso estar atento ao desempenhar suas atividades diárias, especialmente em ambientes laborais que oferecem riscos e perigos. 

Isso porque qualquer distração pode colocar a sua vida – ou a de terceiros – em risco já que eles podem: 

  • Cometer erros devido ao cansaço mental ou físico (que também pode ser resultado de seu estado mental); 
  • Estar em risco de acidentes devido à falta de atenção (agindo em “modo automático”) ou disposição; 
  • Ter mais chances de desenvolver doenças ocupacionais

Sendo assim, os cuidados com a saúde mental também devem ser enxergados por um ponto de vista de segurança ocupacional. De forma que sejam abordados e levados a sério pelo setor de SST das empresas. 

MODELO-BANER Saúde mental no trabalho: por que a SST precisa se preocupar com isso?  

A discussão durante o Abril Verde e SIPAT  

O Abril Verde é uma campanha de conscientização e prevenção de acidentes de trabalho que ocorre todo mês de abril. Diversas empresas são adeptas da ação e nos últimos anos tem começado a incluir a saúde mental em suas discussões. 

Inclusive, em 2021 a saúde mental foi o tema de uma campanha coletiva da Justiça do Trabalho durante o Abril Verde. A ação envolveu o Tribunal Superior do Trabalho (TST), Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e os Tribunais Regionais do Trabalho e envolveu vídeos e posts nas redes sociais, buscando conscientizar e mobilizar não só empresas, instituições públicas e privadas, mas também empregadores e trabalhadores. 

As discussões sobre saúde mental também têm chegado as SIPATs (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), ações cujas realizações estão previstas na legislação. 

Essa ação deve abordar conteúdos, práticos e teóricos, que reforcem as atitudes e comportamentos corretos no ambiente laboral, visando evitar acidentes e até mesmo óbitos.  

E, considerando os impactos que a saúde mental pode ter sobre o trabalho, conforme mencionamos anteriormente, é indispensável que as SIPATs também levem em consideração e abordem a saúde mental dos trabalhadores. 

Sendo assim, separamos alguns temas que podem ser abordados tanto durante o Abril Verde como durantes as SIPATs

  • Inteligência emocional;
  • Importância dos cuidados com a saúde mental; 
  • Estratégias para lidar com ansiedade e estresse laboral 
  • Relação entre saúde física e mental;
  • O impacto de hábitos e costumes ;
  • Como procurar ajuda;
  • Abusos no espaço de trabalho. 

Boas práticas com a saúde mental no trabalho  

Promover a saúde mental dentro das empresas ainda é uma preocupação relativamente nova, mas existem diversas ações que podem ser conduzidas para ter um resultado positivo. Como: 

  • Incentivar a socialização no ambiente de trabalho; 
  • Respeitar os horários de trabalho e descanso; 
  • Manter canais de diálogos abertos; 
  • Oferecer espaços para descompressão; 
  • Disponibilizar convênios com instituições e profissionais da saúde mental; 
  • Palestras e conversas sobre saúde mental.  

Sua empresa pensa na saúde mental? 

Agora que você já está sabendo tudo sobre a saúde mental no trabalho, como você pretende começar a organizá-la na sua empresa? 

O ideal é que o tema faça parte da cultura de segurança da sua empresa. Dessa forma, você não precisa abordá-lo apenas nas ações específicas sobre conscientização e prevenção aos acidentes de trabalho. Afinal de contas, a saúde mental afeta todos os âmbitos da vida laboral, não só o que diz respeito riscos e perigos nas atividades diárias. 

Engenheira Saúde mental no trabalho: por que a SST precisa se preocupar com isso?

Receba os melhores conteúdos de SST no seu e-mail.

Assine nossa lista de e-mails e receba gratuitamente conteúdos ricos de SST.

    Por quê?

    A MTX Treinamentos é uma grande parceira, o suporte nos ajuda muito quando solicitamos algum serviço deles. A equipe de atendimento sempre nos atende com muita presteza e eficiência. A MTX não entrega somente soluções inovadoras, entrega, também, um serviço de qualidade que vai além da plataforma e dos treinamentos online e presenciais disponíveis no catálogo.

    Liliane Vieira

    Gestora de Gente e Gestão

    A MTX Treinamentos é especialista em saúde e segurança do trabalho, o que nos deu maior confiança em acreditar nos serviços prestados pela empresa. Não basta cumprir a legislação, entendo que é necessário ter qualidade e conteúdo de verdade nos treinamentos, o que podemos destacar é que a MTX Treinamentos entrega com sabedoria o que propõe e no que se dispõe a entregar.

    Mário Cerqueira

    Diretor de Operações

    Estamos satisfeitos com a qualidade dos materiais de apoio, dos instrutores altamente qualificados e dispostos a ensinar com afinco. Os conteúdos programáticos são muito bem elaborados, os treinamentos são realizados como muita qualidade e engajamento. Não só recomendo a MTX Treinamentos, como sou aluno e faço questão de compartilhar no Linkedin e nas minhas demais redes sociais.

    Patrícia Alves

    Técnica de Segurança do Trabalho

    Conteúdos Relacionados pra você explorar: